Joao Gomes Realarte
Olhar a arte com olhos de ver. Looking at art with eyes that see.
joao-gomes-escritor-879-748.jpg

Blogue Artes Literárias

Este blogue é dedicado ao pensamento do dia e a vários artigos, sobre variadíssimos temas escritos pelo autor.

Roupa e diferenças sociais

Tempo houve em que era interdito aos pobres vestir roupa igual, ou parecida à dos ricos. E levava-se tão a sério tal imbecilidade que até se criou legislação sobre tal. 
A verdade é que, se, se colocar em determinado sítio, um grupo de pessoas nuas, as diferenças sociais desaparecem como por magia. Deixa-se de distinguir o rei do plebeu, o trolha do arquitecto, o patrão do empregado, o rico do pobre.
Só nos tornaremos verdadeiramente " iguais ", no dia em que tivermos a coragem de nos despirmos, não da roupagem, na verdadeira acepção da palavra, mas da roupagem do preconceito com que erradamente, nos adornámos desde tempos imemoriais. Tomemos como exemplo as crianças que à menor oportunidade despem a roupa e espezinham-na, para se sentirem verdadeiramente livres. Obviamente que não estou a pedir aos adultos que andem nus. E daí? Enfim!... A roupagem a que me refiro, e que os adultos devem ter a coragem de despir e espezinhar, de uma vez por todas, é a roupagem do preconceito, que nos faz crer que somos mais, ou melhores que os demais.
Sejamos simples como as crianças. Para elas não existem réis e plebeus, ricos ou pobres, brancos ou pretos. Para elas apenas existem simplesmente seres iguais a elas.