Joao Gomes Realarte
Olhar a arte com olhos de ver. Looking at art with eyes that see.
joao-gomes-escritor-879-748.jpg

Blogue Artes Literárias

Este blogue é dedicado ao pensamento do dia e a vários artigos, sobre variadíssimos temas escritos pelo autor.

Beleza (artigo escrito com alguma rudeza)

Quantas vezes já ouvimos esta frase? 
— Beleza exterior não conta, mas sim a interior.—
Uma frase bonita e prenhe de verdade, mas vivem as sociedades em conformidade com tais palavras, ou é só cosmética? Vejamos. Quantos presidentes, ministros, ou outras pessoas em lugares de destaque na vida pública conhecemos e que são marrecos, coxos, anões, etc. Será que são menos inteligentes? Não. O problema não é esse, o problema é que são portadores de deficiência, enfim são "feios", e a sociedade rejeita-os. Não quer ser representada por uma pessoa feia. Quantas mulheres mais feias que bater num pai, vemos como hospedeiras de bordo, manequins, etc.?
Quantos homens bonitos se vêem casados com mulheres feias? Ou quantas mulheres bonitas se vêem com homens feios? Aqui reconheço que há excepção, principalmente se o feio, ou a feia, tiver dinheiro à farta :). É ou não é verdade que em qualquer situação na vida as pessoas bonitas são preferidas em detrimento das feias? Quantas mulheres feias ou homens feios vemos como actrizes ou actores? Claro que há excepções mas na generalidade é assim. E as pessoas sabem isso. Não é à toa que se gastam milhões de milhões em cosméticos para se disfarçar a feiura e ficar mais bonito (a) para se ter mais hipóteses de arranjar emprego, de se conseguir tal cargo, de se ser escolhido(a) para isto ou para aquilo etc.
Até a religião, que deveria de dar o exemplo, rejeita para sacerdotes homens com deficiências. Quantos padres se conhecem marrecos, coxos, ou com outras deficiências? É ou não é verdade que nós conscientemente ou inconscientemente rejeitamos o feio e procuramos o bonito?