Joao Gomes Realarte
Olhar a arte com olhos de ver. Looking at art with eyes that see.
joao-gomes-escritor-879-748.jpg

Blogue Artes Literárias

Este blogue é dedicado ao pensamento do dia e a vários artigos, sobre variadíssimos temas escritos pelo autor.

Desanuviar

Certamente, todos nós já ouvimos esta enigmática máxima:

— Quem dá aquilo que tem a mais não é obrigado.— Pois claro! Quem dá aquilo que tem fica sem nada, e ficando sem nada, já ninguém o pode obrigar a dar o quer que seja, porque já nada tem para dar. Pois então!... Avancemos.

— Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera.— Ah pois não!... Claro que acaba. Bom! Pelo menos para a andorinha. Ora aí está! 

— Quem o feio ama bonito lhe parece.— Pois claro. Não é à-toa que se diz que o amor é cego.

— Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.— É verdade. Mas esse processo leva milhares de anos e o ser humano não vive tanto tempo. Neste caso ignore esta máxima e opte por usar uma broca para furar a pedra. A não ser que se julgue eterno.

— Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.— Analisando bem esta máxima apercebemo-nos de que só contém meia verdade. Dá saúde sim, mas crescer duvido. Senão vejamos. Quando era moço e me deitava às tantas da matina e só acordava às tantas da tarde, sem embargo crescia. Agora que me deito cedo e cedo me ergo isso já não acontece. Bom! Pelo menos para "cima" porque para os lados o processo de crescimento parece irreversível. Mas que coisa! Adiante.

— Roupa branca em Janeiro é sinal de pouco dinheiro.— E a prova cabal de que esta máxima está certíssima reside no facto de termos o pobre do papa, que é pobre, coitadito! Ainda temos o Roberto Carlos que não é pobre, mas sim pobrezinho, e até o miserável Roberto Leal. Enfim Serafim. Ocupemo-nos de coisas mais sérias.

— O sol quando nasce é para todos.— Menos para os padeiros, guardas- nocturno, empregados de discoteca, entre tantos outros que trabalham à noite.

— Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.— Que grande parvoíce. Para que raio quererá uma pessoa um pássaro na mão? Então não é mais bonito ver os dois a voar? 

— Galinha velha faz bom caldo. — Isso diz a galinha velha com o intuito de seduzir o franganote e levá-lo para a capoeira.