Joao Gomes Realarte
Olhar a arte com olhos de ver. Looking at art with eyes that see.
joao-gomes-escritor-879-748.jpg

Blogue Artes Literárias

Este blogue é dedicado ao pensamento do dia e a vários artigos, sobre variadíssimos temas escritos pelo autor.

O poder

Pensamento do dia

O verdadeiro poder nunca dá a cara, ou raramente o faz, e quando o faz, fá-lo muito discretamente (como dizia alguém: — O verdadeiro poder está em casa de pantufas, a mover os cordelinhos. — ). Interrogar-se-á o leitor, como posso afirmar tal, se todos os dias se vê ministros, presidentes, deputados, presidentes de câmara, etc., aparecendo na televisão, dando entrevistas para a rádio, para jornais, e para tudo o que seja órgão informativo.
É verdade, mas essa gente não é o verdadeiro poder, são simplesmente lacaios do verdadeiro poder.
(Em tempos conheci uma família muito rica de uma aldeia, que raramente era avistada na dita. Não obstante, a aldeia era regida pela sua batuta, aparentemente não convivia com a restante população, mas não havia nada que se passasse na dita aldeia que a dita família não soubesse. Antes pelo contrário, até sabia mais que a restante população. E como sabia de tudo o que se passava se raramente saía à rua? Obviamente pelos lacaios do poder. Melhor dizendo, pelos lambe-cus, que de tudo fazem para agradar o verdadeiro poder, só porque este lhes deu as chaves do palheiro. Entravam estes lambe-cus na casa do verdadeiro poder, pela porta traseira para não serem avistados pela população.)
Na verdade o nosso voto não serve para nada, a não ser para eleger lacaios do verdadeiro poder, ou seja lambe-cus. O facto de serem, presidentes, ministros, deputados, presidentes de câmara, etc., no fundo não tem verdadeiro poder. Se repararem bem, ministros, presidentes, reis, e outra escumalha igual europeia, a primeira coisa que fazem, quando são eleitos, é correrem para Itália lamber o cu ao papa, e seguir vão para a América lamber o cu àqueles de Bilderberg.